Pular para o conteúdo

Relé falta de fase – que é e qual sua aplicação!

O relé falta de fase é um dispositivo que tem a função de monitorar as fases que estão chegando no painel elétrico, por exemplo caso vier a acontecer de uma das fases faltar ou seja cada uma das fases não existir ali em função de um problema de fornecimento ou algum sistema de proteção antes do painel ser acionado.

Esse dispositivo é muito utilizado em locais que ficam o dia e a noite ligados, tendo alguém supervisionando ou não. Ele vai impedir que seu equipamento por exemplo um motor elétrico trifásico queime ou continue trabalhando caso ocorra alguma falha de um dos componentes do painel elétrico que gere a falta de umas das fases ou simplesmente por um problema de fornecimento da rede.

Tipos de relé falta de fase

Alguns relés falta de fase tem somente a função falta de fase em si, mas alguns modelos têm funções agregadas ao relé como a função de sequência de fase onde ele atua caso ocorra a inversão das fases impedindo que seu equipamento atue em um sentido contrário.

Temos também a função de assimetria das fases que seria de uma forma simples a sensibilidade desse dispositivo durante a falta de algumas das fases em um circuito de acionamento de um motor trifásico por exemplo, mais à frente explicaremos com regular essa assimetria no relé falta de fase.

Mas digamos que o seu equipamento é muito sensível a variação de tensão você irá precisar de um relé falta de fase mais completo também chamado monitor de tensão onde ele possui todas as funções anteriores acrescentando mais duas funções que são de máxima tensão e mínima tensão onde temos a possibilidade de regular a tensão máxima e mínima onde vai permitir o circuito trabalhar sem o relé  desarma.

Funcionamento do relé falta de fase

Durante o funcionamento do equipamento, se ele identificar que uma das fases acabou ou não existe naquele momento, ele simplesmente vai acionar um contato. Esses relés possuem um contato aberto (NA) e um contato fechado (NC), dependendo do modelo ou fabricante pode ter mais de um.

Esse contato é denominado pelos números 11, 12 e 14, sendo o 11 o contato comum onde entra a alimentação que vai para o contato normal fechado NF 12 e o contato normal aberto  NA 14, mas dependendo do fabricante essa denominação pode mudar para 18, 15 e 16 ou 24, 21 e 22. Para saber quais contatos ele representa, muitas das vezes vem um desenho mostrando como funciona cada contato.

A função desses contatos seria utilizar eles para intervir no painel elétrico, mais especificamente no circuito de comando para fazer o desligamento do circuito de alimentação e assim por diante. Muitas das vezes se utiliza o contato fechado (NF) para desligar a alimentação do circuito de comando ficando logo após o disjuntor fazendo com que todo o circuito seja desligado.

Aplicação e estrutura do relé falta de fase em um diagrama elétrico 

Primeiramente a aplicação do relé falta de fase em um painel elétrico e de proteger os componentes e motores elétricos de uma possível falta de fornecimento de energia ou até algum dispositivo do próprio painel que gere essa falta de fase assim impedindo que o equipamento seja danificado.

Ao ligar o relé falta de fase na maioria dos fabricantes ele irá acender uma luz informando para nós que as três fases que estão nele conectado existem ou seja existem 220V entre fases. Em fase de implementação caso alguma das três fases vier a faltar ou seja perderam uma das três fases esse led de indicação vai apagar.

Uma observação muito importante sobre esses relés e que muitos deles só trabalham em determinada tensão sendo por exemplo 220V ou 380V, mas há alguns relés que trabalham em mais de uma tensão e esses relés só funcionam se for feito a ligação de bornes presentes nele que podem ser identificados como B1,B2 e B3 ou até mesmo letras isso vai depender do fabricante.

Com isso em seguida o relé ele aciona um conjunto de contatos do nosso exemplo e o 11, 12 e 14 sendo 11/12 contato NF e 11/14 contato NA, o contato 11 e comum entre os dois sendo ele a receber a fase. Em um circuito de comando geralmente usamos o contato 11/12 como demonstrado na imagem a seguir para interromper uma das fases que alimenta o circuito de comando para quando o relé falta de fase desarmar ele desligar totalmente o circuito.

Já o contato 11/14 geralmente é usado para acender um LED no painel ou emitir algum sinal para que o operador do painel ou mesmo algum sistema mais complexo saiba que o relé identificou alguma anormalidade na rede de fornecimento do painel elétrico.

Como regular a Assimetria do relé falta de fase 

Você já se deparou com a situação onde você precisou regular assimetria de um relé falta de fase de forma correta e isso em muitos casos vai evitar a queima do motor elétrico trifásico. A forma correta de regular a assimetria é uma tarefa que poucos conhecem e  iremos mostrar todo o passo a passo como você vai fazer isso e evitar a queima de motores.

Na prática o relé é falta de fase como vocês podem observar no diagrama de partida direta logo a seguir ao lado do contator e relé térmico e saindo para o motor foi feito uma derivação para alimentar o relé falta de fase identificado como RFF vindo dos mesmos fios que saem do disjuntor para o contator, caso queria ver e aprender sobre diagrama partida direta veja o nosso artigo “Partida Direta De Motores! Diagrama E Suas Aplicações.”.

Já na saída do disjuntor bipolar que alimenta o circuito de comando iremos primeiro ligar um dos fio de saída do disjuntor no contato 11 que é o comum dos contatos do relé falta de fase e depois puxar um fio do contato 12 NF para alimentar o resto do circuito de comando.

Com o circuito montado e pronto ajuste o trimpot de assimetria presente na frente do relé para a menor sensibilidade, aí vem o primeiro passo ligar o relé falta de fase em um quadro de comando sobre carga é muito importante que o relé ou acionamento esteja com o motor em funcionamento na prática, segundo passo o ajuste da assimetria do relé deve estar no mínimo é menos sensível no caso menos 30% o trimpot girando totalmente para o sentido anti-horário. 

O terceiro passo é simular uma falta de fase, observe que ao simular a falta de uma das fases no caso L1 observe que ele não vai desligar e veja que continuou funcionando, a orientação do fabricante e simular  a falta de fase e começa a girar o trimpot para a direita aumentando a sensibilidade até que ele desarme o que isso significa que agora o relé está ajustado da forma correta enxergando a falta de fase mas você pode me perguntar por que que ele não atuou no primeiro momento?

Devido ter zerado a sensibilidade dele vamos usar esse termo, na hora que simular uma falta de fase e mantive duas fases operando e mantendo o motor energizado e essas duas fases gerou na outra bobinado que estava faltando a fase uma indução e essa indução obviamente está enganando o relé falta de fase como se ele estivesse recebendo as três fases.

Para identificar essa indução é preciso fazer a simulação da falta de fase com o multímetro medir na fase L1 que está faltando e na fase L2 que está ligada, o multímetro irá mostrar a medição de tensão normalmente mesmo faltando uma das fases comprovando a existência dessa indução.

Com isso se tiver duas fases no motor essas duas fases gera uma terceira fase vamos usar esse termo também que podem então enganar o relé por isso que ele precisa estar bem ajustado para não queimar o motor. Então isso é muito perigoso porque quando eu tiro uma das fases as duas que estão alimentando o motor geram fluxo de corrente na primeira fase e com isso o relé é enganado estando com a sua sensibilidade muito baixa ao ajustar corretamente fica quase que instantâneo o relé desarmar.

Ao realizar esse teste você perceberá que ao desligar uma fase e manter as duas fases que permanece alimentando o motor gera um fluxo de corrente na primeira enganando assim o relé e provocando também um aumento da corrente que pode ser evitado pelo relé falta de fase, lembrando que se o relé estiver bem ajustado ele vai evitar que o relé térmico que tem seus contatos 95/96 posicionado no circuito para desligar a bobina do contator caso aumente a corrente durante um mau funcionamento do motor. 

Então sempre que for instalar um relé falta de fase sempre faça esse ajuste de forma correta da assimetria, isso ajuda a evitar que o motor queime por qualquer eventualidade e também aumenta a durabilidade do motor por evitar que ele fique esquentando ou em funcionamento sem umas das fases podendo com o tempo danificar suas bobinas internas pela temperatura.

Como substituir o relé falta de fase em caso de falta do dispositivo?

É muito comum você encontrar em muitos clientes o relé falta de fase instalados em muitos quadros de comando servindo como proteção dos motores de indução trifásicos como eu acabei de falar. Sabemos também que há uma diversidade de relé falta de fase e funções específicas para cada painel.

Fica agora uma pergunto se você for atender um cliente e o relé falta de fase está danificado e não tem nenhum relé falta de fase junto com você o que você faria, em muitos casos eletricistas fazem um jump entre o contato comum 11 e o contato 12 para deixar então o circuito ligado sem o relé falta de fase, só que assim você tira a proteção do motor contra a falta de fase.

Um macete que vai te tirar do prego em  uma situação dessas e você fazer um circuito simples que irá identificar a falta de fase até conseguir comprar um novo relé. Esse diagrama simples a seguir irá mostrar como realizar essa instalação corretamente como medida para não deixar o seu cliente com seus equipamentos parados até você instalar novamente o relé.

Os materiais necessários para isso são:

  • Um contator auxiliar ou normal da mesma tensão da rede e com um contato normal aberto  (NO) pelo menos.

Esse diagrama consiste em fazer a instalação do contator auxiliar K2 para interromper a energia do circuito de comando do contator de potência assim impedindo o funcionamento do circuito sem umas das fases, porém em hipótese alguma isso irá substituir um relé falta de fase, isso é  um método para não deixar seu cliente na mão até providenciar outro relé é também ele não irá proteger contra inversão de fase em caso de problemas no fornecimento da rede elétrica.

Para começar a instalação iremos alimentar a bobina do contator auxiliar com a fase L2 no borne A1 e L3 no borne A2, iremos representar utilizando um diagrama elétrico de partida direta conforme a imagem. Após fazer essa ligação iremos ligar a fase L1  que sai do disjuntor para alimentar os botões no contato auxiliar 13 do contator KM2 e pegar a saída 14 desse contato e ligar novamente novamente nos botões.

Ao finalizar essas mudanças o diagrama ficará conforme a imagem a seguir, sendo o painel só permitirá que o contator de potência fique acionado somente se tiver a presença das três fases fazendo assim uma proteção contra falta de fase temporária até a reinstalação do relé. Esse método só pode ser usado em instalações onde não requer proteção de sequência de fase, caso seja utilizado pode vir a gerar transtornos ao cliente.

Por fim entendemos como um relé falta de fase é importante em certas instalações como medida de segurança e também como proteção para os equipamentos elétricos presentes nele.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *