Partida estrela-triângulo! Para que serve e sua aplicação.

A partida estrela-triângulo é muito utilizada para motores elétricos trifásicos, só que esses motores precisam ter 6 terminais na sua caixa de ligação, ou seja 6 terminais desse motor que são as três bobinas sendo o primeiro conjunto de bobinas (1,4), o segundo conjunto de bobinas (2,5) e o terceiro conjunto bobinas (3,6). 

O motivo principal da utilização dessa partida é visando diminuir o impacto da corrente de partida dos motores elétricos trifásicos na rede elétrica da empresa ou dependendo da potência do motor evitar danos também à rede elétrica de fornecimento.

A corrente de partida pode chegar a um pico muito alto em poucos segundos e dependendo pode danificar algum equipamento que esteja na mesma rede.  

Porque precisa ser o motor que tenha os 6 terminais? 

Porque a partida estrela triângulo assim como as demais partidas indiretas de motores elétricos trifásicos ela vai fazer com que reduza  a corrente de partida no momento que estou acionando o motor elétrico. Sabemos que é uma das mais importantes características para motores que é a corrente de partida, ela se dá em função de um fator que podemos identificar na placa de informações do motor.

Dependendo da idade do motor essa corrente pode chegar a 8 vezes a corrente  nominal desse motor, por exemplo um motor de corrente nominal de 10 amperes em sua partida pode chegar a 80 amperes, em um motor de 100 amperes pode chegar a 800 amperes, por isso se insere na partida por exemplo um soft starter ou uma partida estrela-triângulo.

Sabendo disso o motor precisa na verdade ter seis terminais porque quando temos 6 terminais nos motores ele funciona em dois níveis de tensão que é por exemplo o motor para 220/380V, lembrando que nesse motor 220V em ligação triângulo e o 380v para ligação em estrela.

O nome da partida se chama assim partida estrela-triângulo porque o motor parte na ligação estrela que tem a corrente menor de partida e depois com um tempo com o motor já girando ele muda para a ligação triângulo para que ele possa então fazer o amortecimento da corrente de partida.

Sabendo disso, a gente consegue entender e apresentar os componentes que vão compor o diagrama dessa partida.

Materiais necessários para a partida estrela-triângulo:

  • 3 Contatores de potência
  • 1 Disjuntor motor
  • 1 Disjuntor bipolar para o comando
  • 1 Relé Temporizador on-delay
  • 1 Botão de emergência com contato NF
  • 2 Botoeiras, uma com contato NA e outra com Contato NF
  • 2 contatos auxiliar NF do contator
  • 4 contatos auxiliar NA do contator
  • 2 sinaleiros de cores diferentes 
  • 1 Motor trifásico com 6 fios 

Diagrama e montagem partida estrela-triângulo.

Agora iremos ver como montar uma partida estrela-triângulo, assim como as outras partidas ele possui um circuito de força e um circuito  de comando que compõem o diagrama dessa partida. Vamos montar cada circuito individualmente para facilitar o entendimento.

Ao final da montagem iremos mostrar como realizar o teste para confirmar se este painel está em pleno funcionamento e ajustes necessários dos componentes que a compõem.

Circuito de Força Partida estrela-triângulo: 

O circuito de força da partida estrela-triângulo começa com a alimentação das 3 fases L1, L2, L3 e o aterramento, logo abaixo vamos ligar essas 3 fases em um dispositivo de proteção no qual iremos utilizar um disjuntor motor DJM1 e vamos alimentar o contator C1 e C2, já o contator C3 vamos interligar os três borne de entrada juntas pois ele será responsável por fazer a ligação entre os fios 4,5,6 do motor fazendo assim a ligação em estrela.

Você pode se perguntar porque 3 contatores de força?, esses contatores serão responsáveis por fazer a ligação dos 6 fios do motor trifásico de maneira a ele funcionar nos níveis de tensão 380V na partida e depois 220V.

No momento que o motor der a partida os contatores farão o motor ligar primeiro em 380v que é a ligação com menor corrente de partida e após 15 segundos ou mais dependendo do sistema os contatos irão mudar a ligação do motor para 220v concluindo assim a partida.  

Abaixo do contator C1 vamos ligar os fios 1, 2 e 3 do motor nos borne de saída deste contator, ele ficará ligado direto diferente dos outros dois. No contator C2 temos que tomar cuidado pois devemos ligar os bornes de saída com a mesma fase do fio 1 no fio 6, do fio 2 no fio 4 e do fio 3 no fio 5 fazendo assim uma ligação em triângulo dos fios do motor conforme o diagrama. 

Com isso no contator C3 iremos ligar aos bornes de saída nos fios 4, 5 e 6 do contator pois ele será responsável por realizar o fechamento em estrela do motor junto com o contator C1 durante o momentos iniciais da partida. 

Circuito de Comando Partida estrela-triângulo:

Para começar o circuito de comando vamos alimentar com as fases L1 e L2 um disjuntor bipolar DJ1 que será o responsável por alimentar e  proteger os componentes do circuito de comando.

A seguir vamos puxar uma das fases na saída do disjuntor e ligar no contato NF do botão de emergência BE1 que será responsável por interromper a alimentação do circuito em caso de algum acidente.

A seguir vamos puxar um fio da saída do contato do botão de emergência e ligar no contato NF do botão BD1 que será o responsável por desligar o circuito, em seguida vamos puxar um fio da saída do contato do botão BD1 e ligar no contato NA do botão BL1, no contato auxiliar NA do contator C1 que será responsável por selar o contator e também no contato aberto do relé temporizador com número 67. 

Vamos ligar a saída do contato do botão BL1 no contato fechado do relé temporizador com número 55 e também no contato auxiliar NA do contator C3 que será responsável por selar o contator.

A saída do contato NF do relé temporizador de número 56 vamos ligar no contato auxiliar NF do contator C2 que é responsável por fazer o intertravamento do contator C3, sendo assim quando o C2 estiver ligado o C3 não vai ligar. 

Após isso vamos ligar a saída do contato auxiliar NF de C2 no A1 da bobina do contator C3, em seguida vamos interligar as saídas dos contatos auxiliar NA de C3 e C1 e vamos no A1 da bobina do relé temporizador e do contator C1 esses dois contatos vão ser responsáveis por manter o temporizador e o contator C1 ligados à todos momento.

Na saída do contato NA do temporizador de número 68 vamos ligar no contato auxiliar NF do contator C3 que será responsável por deixar o contator C2 ligar quando o contator C3 estiver ligado concluindo assim o intertravamento dos contatores C2 e C3 que em hipótese nenhuma os dois podem ligar juntos, caso isso ocorra irá ocorrer um curto nas fases que alimenta o motor.

Vamos agora fazer a sinalização da partida momento em que o motor está em estrela e quando está em triângulo para isso vamos puxar um fio da saída do botão BE1 e ligar em 2 outros contatos auxiliares NA de C2 e C3, e, seguido vamos ligar a saída do  contato de C3 no X1 do LED1 na cor amarela para estrela e a saída do contato de C2 no X1 do LED2 na cor verde para triângulo e alimentar o X2 dos com a outra fase.

A saída do contato auxiliar NF do C3 vamos ligar na bobina do C2 fazendo assim a alimentação desse contator, por fim vamos puxar a segunda fase do disjuntor bifásico e ligar no A2 das bobinas dos contatores e relé temporizador assim concluindo a  montagem do circuito de comando da partida estrela triângulo.

Como funciona na prática a partida estrela-triângulo:

Primeiramente temos que entender qual a função do relé temporizador na partida, basicamente ele será responsável por fazer a troca do contator C3 pelo contator C2 sendo que o C3 irá fazer o fechamento em estrela do motor assim que o botão BL1 for pressionado e contará um certo tempo determinado no ajuste do componente para desligar o C3 e ligar quase que imediato o contator C2 fazendo assim o fechamento em triângulo. 

O temporizador faz essa alternância utilizando um contato NA e um NF podendo ter mais variando de acordo com o modelo é fabricante, com isso ele pode fazer a troca desses contatores com precisão e de acordo com o tempo necessário para o motor ter girado o suficiente para não gerar uma corrente de partida muito alta.

Porque o motor parte na ligação em estrela? a ligação em estrela do motor trifásico tem uma corrente de partida menor que a ligação em triângulo porém ao ligar este motor vamos utilizar o exemplo de um motor 220/380V.

Este motor será alimentado por uma rede trifásica de 220V sendo assim a sua partida em estrela que é 380V será alimentado por menos tensão o que gera meio que uma resistência nas bobinas do motor reduzindo um pouco a corrente de partida.

Os contatos auxiliares NA do C3 e C1 serão responsáveis por manter a bobina dos contatores e do relé temporizador energizados após soltar o botão BL1 mantendo assim os circuitos funcionando até o botão BD1 ou o botão de emergência BE1 forem pressionados e interrompendo a alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima