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Partida direta com reversão! Diagrama e suas aplicações.

A partida direta com reversão é basicamente uma partida direta  comum, porém ela tem a possibilidade de se controlar o sentido de giro do motor elétrico trifásico. Assim como a partida direta ela só é recomendada a utilização em motores de até 7,5CV.

Porque só motores até 7,5CV?  Basicamente quando um motor elétrico trifásico da sua partida saindo da inércia até sua velocidade nominal a um pico de corrente dependendo do motor pode chegar a 2 ou 3 vezes maior que a corrente nominal em alguns segundos podendo danificar a rede elétrica ou equipamentos presentes nela.

Matérias a serem utilizados nessa partida direta com reversão:

Iremos utilizar para a montagem dessa Partida direta com reversão são os seguintes componentes:

  • Um disjuntor trifásico. 
  • Um disjuntor bifásico. 
  • Dois contator trifásico com dois contatos auxiliares do tipo normal aberto. 
  • Dois contatos auxiliares do tipo normal fechado para o contator.
  • Um relé de sobrecarga térmico trifásico com dois contatos auxiliares sendo um normal aberto e um normal fechado.
  • Três botoeiras – uma na cor vermelha com o contato NF e duas na cor verde com contato NA.
  • Dois LEDs verdes para sinalizar qual contator está acionado.
  • Um motor de indução trifásico com potência menor do que 7,5CV. 

As ferramentas a serem utilizadas são chaves de fenda e Philips e também um alicate.

Diagrama e  passo a passo da montagem

Um circuito elétrico de partida de motores é dividido em duas partes, o circuito de potência e de comando. O circuito de potência  é responsável pela energização do motor onde terá a maior carga do circuito e também o relé de sobrecarga térmico que será responsável por identificar possível problema no motor.

Já o circuito de comando é responsável pelo acionamento e desacionamento  dos contatores fazendo o selamento e  também onde fica presente os sinaleiros que são LEDs para identificar o funcionamento do circuito.

Mas lembre-se sempre que for montar um circuito elétrico dimensione os componentes de acordo  com  o equipamento e carga do motor.

Montagem circuito de potência partida direta com reversão:

Para começar  iremos ligar as fases representadas como L1, L2 e L3 nos bornes de entrada do disjuntor trifásico DJ1 numerados com 1 , 3 e 5 que fica na parte  superior do disjuntor, em seguida vamos ligar os bornes de saída do disjuntor 2, 4 e 6 direto nos bornes de entrada dos dois contatores K1 e K2 representados pelos números 1, 3 e 5.

Nas saídas de número 2, 4 e 6 do primeiro contator iremos ligar ele diretamente nos contatos de entrada de número 1,3 e 5  do relé de sobrecarga FT1, a maioria dos relés de sobrecargas vêm com hastes de cobre ao invés de bornes na entrada sendo necessário acoplar ele direto nos bornes de saída do contator alguns ate por dificultar o ligamento do A2 do contator eles vem com uma haste que também liga nesse borne e trás ele para a frente do relé de sobrecarga.

Já o segundo contator deverá ser ligado no mesmo relé de sobrecarga invertendo duas das fases de saída, isso irá fazer com que o motor gire ao contrário. Caso não queira economizar pode ser colocado um relé de sobrecarga para cada contator somente invertendo a entrada  ou a saída do  relé de sobrecarga.

Por fim iremos ligar os bornes de saída do relé de sobrecarga identificados com 2, 4 e 6 para os fios do motor previamente feito o fechamento para a tensão a ser ligada o motor, com isso concluímos o circuito de potência da partida direta com reversão.

Montagem circuito de  comando partida direta com reversão:

Para começar o circuito de comando iremos puxar dois fios do borne de entrada 1 e 3 do disjuntor trifásico DJ1 e ligar nos bornes de entrada 1 e 3 do disjuntor bifásico DJ2 que será responsável por alimentar o circuito de comando. No primeiro borne de saída do disjuntor iremos ligar no contato normal aberto do relé de sobrecarga numerado com 95.

Em seguida iremos puxar um fio na saída 96 do contato normal aberto do relé de sobrecarga para ligar no contato normal fechado com número 1 da botoeira vermelha S0 que será responsável por desligar o circuito. A seguir iremos ligar  o contato 2 que é a saída do contato NF da botoeira vermelha para os contatos 3 das duas botoeiras verdes S1 e S2 com contato NA e também nos contatos auxiliares  NA de cada contator representados pelo número 13.

Para impedir que os dois dois contatores liguem juntos, devemos usar uma técnica muito utilizada chamada intertravamento, que tem o objetivo de impedir como dito antes que os dois contatores liguem ao mesmo tempo ocasionando um curto circuito. 

Primeiro vamos ligar o contato de saída da botoeira verde S1 representada por 4 junto com a saída do contato auxiliar representado por 14 no borne de número 11 do contator auxiliar NF do contator K2 e no borne X1 do led verde LD1. O mesmo deverá ser feito  com a saída da botoeira verde S2 e a saída do contato auxiliar do contator K2 para o contato auxiliar NF do contator K1 e o borne X1 do led verde LD2. 

Essa ligação que acabamos de realizar será responsável por fazer o selamento do contator onde ele permanece  ligado após soltar a botoeira. O led servirá para identificar qual contator está em funcionamento e energizando o motor trifásico.

A seguir iremos puxar um fio do borne de saída de número 12 do contator auxiliar NF do contator K2  para o borne A1 da bobina do contator K1, também devemos puxar um fio do borne de saída de número 12 do contator auxiliar NF do contator K1  para o borne A1 da bobina do contator K2.

Para finalizar iremos puxar um fio do borne 4 do disjuntor bifásico e vamos ligar nos dois borne A2 dos contatores K1 e K2 e também nos borne X2 dos leds.

Testes e funcionamento Partida Direta com Reversão:

Com todos esses passos concluídos para testar o funcionamento do circuito iremos primeiro ligar apenas o disjuntor bifásico e apertar e soltar a botoeira S1, sendo assim o contator K1 deve acionar e permanecer ligado e também acender o LED verde LD1,para desligar aperte a botoeira S0, após isso aperte e solte a botoeira S2 e em nenhuma circunstância o contator K2 deve acionar sendo assim testando o intertravamento. O mesmo deve acontecer quando o contator K2 estiver acionado.

Ao testar completamente o circuito de comando podemos agora ligar o disjuntor trifásico e refazer o teste, mas agora com o motor em funcionamento, aperte e solte a botoeira S1 e o motor deve girar em um sentido, aperte a botoeira S0 para desligar e em seguida aperte e solte a botoeira S2 e o motor deve girar no sentido contrário.

Para testar o relé de sobrecarga térmico podemos apertar um botão presente no equipamento para desarmar o relé simulando como se o motor estivesse com algum mau funcionamento, durante esse teste o circuito de comando deve ser totalmente desligado pelo contator NA do relé de sobrecarga. Assim concluímos a montagem da partida direta com reversão.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

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