A partida direta é o método de partida mais utilizado para acionamento de motores que deve ser utilizado para motores com potência até 7,5 CV, acima dessa cavalaria se recomenda utilizar partida estrela – triângulo ou equipamentos como soft starter e inversor de frequência para suavizar a partida do motor para a rede elétrica.
Matérias para montagem da partida direta:
Os materiais que iremos utilizar para a montagem desse método de partida são os seguintes componentes:
- Um disjuntor trifásico.
- Um disjuntor bifásico.
- Uma contatora trifásica com dois contatos auxiliares do tipo normal aberto.
- Um relé de sobrecarga térmico trifásico também com dois contatos auxiliares sendo um normal aberto e um normal fechado.
- Duas botoeiras – uma botoeira na cor vermelha com o contato normal fechado para desligar e uma na cor verde com contato normal aberto para ligar.
- Três sinaleiros sendo o Sinaleiro vermelho que irá identificar quando o painel estiver energizado, o Sinaleiro verde quando o motor estiver em funcionamento e o laranja quando ocorrer uma sobrecarga que iremos testar por meio do botão presente no relé de sobrecarga.
- Além disso, iremos utilizar o motor de indução trifásico com potência menor do que 7,5CV.
As ferramentas a serem utilizadas são chaves de fenda e Philips e também um alicate.
Diagrama da partida direta
A instalação da partida direta de acordo com o diagrama do circuito de partida de motores é dividida em duas partes, a primeira é chamada de comando, onde teremos a alimentação das fases fazendo a ligação da botoeira, sinaleiros e dos contatos auxiliares da contatora.
O relé de sobrecarga e também a bobina da contatora que no circuito de comando teremos uma menor circulação da corrente elétrica
A segunda parte é o circuito de potência onde teremos alimentação trifásica vindo dos disjuntores para a contatora e o relé de sobrecarga e por último até chegar ao motor elétrico e onde nós teremos a circulação com o valor maior de corrente elétrica suficiente para fazer o motor funcionar.
Então vamos iniciar a ligação pelo circuito de potência da partida direta:
Iremos começar pela alimentação na parte de cima do disjuntor trifásico, vamos ligar o primeiro cabo no primeiro borne, o segundo cabo no segundo borne de entrada e aqui já deixamos um jump para poder ligar no borne do disjuntor bifásico e o terceiro cabo ligado na terceira entrada do disjuntor trifásico e também vamos puxar alimentação para o disjuntor bifásico.
O cabo deixado no segundo borne vamos ligar no primeiro borne de ligação do disjuntor bifásico e do terceiro borne do disjuntor trifásico vamos ligar no segundo borne de ligação do disjuntor bifásico. Não teremos aqui chegando alimentação trifásica no disjuntor bifásico este disjuntor irá alimentar toda a parte de comando dessa partida.
Agora a saída do disjuntor trifásico ligamos na entrada dos contatos de potência da contadora no primeiro Borne da saida do disjuntor para o primeiro borne de entrada da contatora, segundo borne de saída do disjuntor na entrada do segundo borne de potência da contadora e por último terceiro borne de saída do disjuntor o terceiro borne de entrada da contatora.

Em seguida vamos conectar os contatos de potência da contatora para o relé de sobrecarga térmico mas uma observação antes de fazer essa ligação dependendo da marca ou tipo do contator pode ser que o contato da bobina fique tapado pelo relé de sobrecarga, então vamos ligar o cabo no A2 da contatora então a gente já deixa esse cabo ligado e agora sim encaixo os contatos de potência do relé térmico aos contatos de saída potência da contatora.
Vamos ligar agora o cabo trifásico nas saídas do relé térmico, o primeiro cabo no primeiro borne, o segundo cabo no segundo borne e o terceiro cabo no terceiro borne de saída do relé térmico.
Agora já temos a saída dos três cabo trifásico onde iremos ligar um motor trifásico, no motor trifásico temos que fazer o fechamento da bobina para a tensão a ser utilizada não irei abordar essas ligação neste artigo mais caso tenha dúvidas temos o artigo “Como Ligar Motor Trifásico? Dicas E Tipos.”.
Com o motor previamente feito o fechamento dele para ele trabalhar com uma tensão de 220 volts então aqui de forma aleatória vamos interligar o primeiro cabo no primeiro fechamento, o segundo cabo nos cabos do segundo fechamento e por fim o terceiro cabo junto com os cabos do terceiro fechamento e vamos agora isolar os cabos e assim nós finalizamos o circuito de potência.
Vamos fazer agora a ligação do circuito de comando da partida direta:
Iremos iniciar fazendo a ligação da saída do contato do disjuntor bifásico e vamos ligar na entrada do contato auxiliar normal fechado do relé térmico identificado com o número 95 e a saída do contato que é o 96.
Vamos ligar na entrada do contato normal fechado do botão S0 identificado com o número 1 e a saída do contato que é o número 2 iremos ligar na entrada do botão S1 normal aberto que é identificado com o número 3 e o número 4 que é a saída do botão normal aberto vamos ligar na entrada da contatora identificado com A1.
Agora iremos fazer o contato de selo que consiste em ligar o contato auxiliar da contatora em paralelo com o contato normal aberto do botão de liga, então vamos puxar um cabo do 3 do botão aberto e ligar no 13 do contato auxiliar da contatora.
Da mesma forma eu vou ligar o 4 do botão de liga no 14 da contatora, sendo que eu posso fazer essa ligação do 4 e 14 ou simplesmente ligar do A1 da contatora para o 14 por motivo de economia de cabo e uma forma mais fácil de ligar.

Com a primeira parte da ligação dos botões com os contatos auxiliares do Relé térmico da contatora mais a bobina foi efetuado vamos agora para a montagem do circuito com os sinaleiros, na segunda coluna iremos puxar uma alimentação do 13 para o 43 que é o outro contato normal aberto da contadora e a saída de número 44 desse contato normal aberto iremos ligar na entrada da lâmpada Verde L1 identificado por X1.
Na terceira coluna iremos puxar uma alimentação do contato normal fechado 95 do relé térmico e vamos ligar na entrada do contato normal aberto do relé térmico identificado como 97 então simplesmente puxando um cabo do 95 e ligando no 97, a saída desse contato normal aberto que é o 98 vamos ligar ele na entrada da lâmpada laranja L2 identificado como X1.

Agora na quarta e última coluna iremos puxar novamente uma alimentação da saída do disjuntor a mesma fase que havíamos ligado anteriormente e vamos ligar diretamente na lâmpada vermelho L3 na entrada identificada como X1 e a agora por fim faremos a ligação da segunda fase do disjuntor bifásico onde iremos ligar no A2 que já temos ligado esse segundo cabo nós iremos ligar nas saídas dos sinaleiros identificado aqui como X2.
Vamos ligar primeiramente no sinaleiro vermelho e iremos fazer um jump para jogar nos demais sinaleiros, então dessa forma temos ligado todo circuito de comando conectamos os contatos auxiliares com os botões mais os sinaleiros.
Teste do Diagrama da partida direta:
Agora para testar o funcionamento da partida direta inicialmente vamos testar apenas a parte de comando então vamos ligar apenas o disjuntor bifásico já temos o Sinaleiro vermelho e informando para gente o painel está energizado nós vamos apertar o botão verde temos o contator atracando e acendendo o sinaleiro verde se eu apertar o botão vermelho o contator na hora desliga e também desligando o sinaleiro verde.

Novamente vamos ligar a contatora e agora por meio desse botão presente no relé de sobrecarga vamos testar e simular uma sobrecarga então apertando esse botão a contatora desliga e além disso o contato auxiliar do relé de sobrecarga acende a lâmpada laranja para informar que houve uma sobrecarga no motor.
Vamos agora também ligar o disjuntor trifásico do circuito de potência, vamos apertar o botão verde e nós temos o motor rodando e apertando o botão vermelho Desliga a contatora nosso motor para de funcionar.
Novamente apertando o botão verde o motor liga e se apertamos o botão de teste do relé térmico teremos o motor desligando e acendendo a lâmpada laranja para informar que houve uma sobrecarga. Com isso concluímos a montagem da partida direta.

Pedro Paradella Ferreira da Cruz é Técnico em Eletromecânica pelo IFES e atua desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica. Com amplo domínio técnico e experiência prática, destaca-se como um profissional altamente qualificado na área elétrica, aplicando conhecimentos avançados em automação industrial, montagem de painéis eletroeletrônicos e otimização de processos. Sua expertise permite o desenvolvimento de soluções eficientes, seguras e inovadoras, alinhadas às demandas do setor.
gostei muito do conteúdo programático, excelente material parabéns para os elaboradores.