Pular para o conteúdo

Disjuntor DR – O que é e qual sua funcionalidade!

O Disjuntor DR é um dispositivo DR, primeiramente para quem não sabe o dispositivo DR é um dispositivo de proteção contra choques elétricos é isso ele detecta uma fuga de corrente na instalação e desliga automaticamente o sistema ou seja ele abre o circuito e não deixa a pessoa ficar presa por exemplo uma rede tomar um choque então esse dispositivo além de obrigatório por norma no nosso país ele é muito importante para a proteção. 

Um grande detalhe sobre o DR além de proteger contra choques ele também é um grande fiscal, porque se acontecer uma fuga de corrente em qualquer ponto da instalação que tenha proteção para o dr ele vai identificar e com isso você evita pagar aquela conta de luz alta porque acabou perdendo energia.

O que é o DR? 

A primeira coisa é que o DR é uma abreviação carinhosa, vamos dizer assim para se tornar o dispositivo diferencial residual mais fácil então diferencial residual a gente chama de DR para simplificar.

Como funciona e utilidade do DDR ou Disjuntor DR?

O DDR ou Disjuntor DR ele não é um interruptor ele é um disjuntor diferencial residual, quer dizer que você não precisa colocar mais um disjuntor no circuito, você simplesmente pode colocar ele por exemplo como disjuntor geral então ele vai proteger todos os circuitos e já vai fazer a função do disjuntor que é a proteção contra sobrecarga e curto-circuito além da proteção que o DR nos traz que é o  diferencial residual Contra choques elétricos.

Todos os contatos passam por dentro de um transformador diferencial toroidal ou toroide somente, esse dispositivo presente no DR faz ele percebe a diferença potencial por exemplo entre uma fase e um neutro se tem por exemplo uns 10 amperes passando pela fase, se ele percebeu uma diferença acima de 30 miliamperes ele consegue desarmar o sistema.

Porque ele percebe que está passando por um lado e não está passando pelo outro, então há uma fuga para a terra ou provavelmente alguém tomando choque, sendo assim ele vai desarmar através de uma lingueta que desarma e empurra os contatos. Então esse é o sistema diferencial residual, tanto o IDR quanto o DDR eles têm esse sistema.

Posso usar o DDR como Geral?

Não se recomenda utilizar o Disjuntor DR como geral, apesar de ele fazer toda a função de um disjuntor comum, porém caso ocorra alguma fuga de corrente ele poderá desligar,  consequentemente desligando todo o ambiente. Por isso se recomenda utilizar por  linhas mantendo o disjuntor geral comum que protege contra sobrecarga e curto-circuito.

Proteções do Disjuntor DR ou DDR:

As proteções presente no Disjuntor DR são como já dito anteriormente  proteção contra fuga de corrente, sobrecarga e curto-circuito veja alguns detalhes sobre cada proteção a seguir:

Fuga de Corrente

Na instalação elétrica em alguns casos pode ocorrer fuga de energia por um descuido no isolamento ou falta de aterramento no caso de casas mais antigas onde  isso pode fazer com haja o risco de choque, isso também pode ocasionar o desperdício de energia. 

Sobrecarga

Ocorre quando se ultrapassa valor máximo de corrente elétrica em que os componentes ou condutores suportam. Ela geralmente ocorre por exemplo quando se ligar vários equipamentos na mesma linha e ao mesmo tempo.

Curto- Circuito

Quando ocorre o contato entre dois ou mais potenciais elétricos diferentes em um caminho direto sem resistência, fazendo com que aumente a temperatura praticamente instantâneo e danificando os fios ou cabos.

Sobretensão

Ela é causada pela variação do tempo da tensão entre fase e neutro ou entre fases fazendo com que a tensão suba acima da nominal. Muitas condições conhecidas da sobretensão são o curto-circuito, ausência de fase, alternância de disjuntores, ações externas ou internas e descargas atmosféricas.

Porque o Disjuntor DR não é muito utilizado?

Um grande detalhe nisso particularmente é que é muito difícil de achar o Disjuntor DR no mercado as lojas elas não optam comprar muito dele, porque além de muito mais caro acaba sendo mais barato comprar um disjuntor e um IDR.

Normas de Utilização:

Nas instalações elétricas deve-se utilizar somente o DR de alta sensibilidade com no mínimo 30mA para proteger contra choques elétricos. Além da sensibilidade de 30mA temos os dispositivos DR de 100mA, 300mA e 500mA.

Os dispositivos DR tornaram-se obrigatórios a partir da 5° versão da norma ABNT NBR 5410 em determinados circuitos e locais.     

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *