Pular para o conteúdo

Diodo schottky! Funcionamento e aplicações.

Diodo schottky é um tipo de diodo muito comentado hoje em dia, além disso é amplamente utilizado principalmente em fontes de alimentação chaveadas e outros circuitos que exijam uma alta velocidade.

Apesar disso ele basicamente tem uma aparência muito similar a um diodo retificador comum,  você pode dizer que ele é um 1n4007. Normalmente esse diodo é usado em fontes, eles aparecem montados em dissipadores. Então ele pode ter a aparência com apenas dois terminais parecendo um transístor de potência mas não é, esse diodo às vezes aparece até com três terminais e você vai achar mais ainda que ele é um mosfet ou algo do gênero.

Esse diodo é um duplo schottky ou seja ele tem um pino comum no meio e que seria por exemplo nesse caso o cátodo comum e na lateral os dois anodos de cada diodo para um lado e para o outro isso para auxiliar na retificação de fontes chaveadas que normalmente trabalham com frequências mais elevadas então basicamente o diodo schottky tem por características uma alta velocidade e com isso trabalha bem em altas frequências.

Ele tem um símbolo bem parecido com o símbolo do diodo zener que é bem parecido. O diodo comum é reto e o diodo schottky ele tem esse fechamento aqui no símbolo é esse o símbolo típico.

Como características principais ele tem uma queda de tensão direta muito menor do que nos diodos de silício convencionais, então no diodo de silício convencional você tem em média 0,6 a 0,7 volts de queda não dependendo do modelo do tipo é aquela de tensão que você tem quando ele está diretamente polarizado.

 Um diodo schottky ele pode ter algo em torno de 0,2v ou menos de queda, isso é muito interessante principalmente para circuito sensível e circuitos de detectores e muitas vezes ele pode substituir um diodo de germânio que tipicamente tem uma queda de tensão menor.

Em um teste no osciloscópio mostrando também como é a resposta em frequência dele como ele trabalha melhor nas frequências altas do que um diodo retificador comum, então para resumir o diodo schottky ele tem uma velocidade de comutação muito rápida bem maior do que a velocidade de um diodo de silício tradicional.

Diodo schottky desvantagens:

Podemos destacar algumas situações que ele não seria tão bom né por isso que a pergunta é por que eu não uso diodo schottky em qualquer aplicação então já que ele é tão bom assim e afinal não é tão mais caro do que um diodo retificador comum a diferença assim que ele tem alguns pontos negativos: 

1 – Não suportam bem temperaturas elevadas não trabalha bem com temperaturas muito elevadas já o diodo retificador comum trabalha melhor nesse caso.

 2- Ele tem uma corrente de fuga reversa maior do que a do diodo retificador comum que acontece quando ele não está diretamente polarizado.

Ela é um pouco mais alta na verdade mas dependendo do tipo da potência utilizada ele pode ter uma corrente reversa que atrapalha o circuito. Então esse é um ponto negativo que a gente destaca, outro ponto negativo é que a tensão reversa máxima que você pode aplicar que é chamada a tensão de Breakdown ou tensão de ruptura ela geralmente é menor que 100 volts e qualquer 1n4007 tem uma tensão dessa ordem de 1000 volts. 

O diodo schottky é representado como um diodo retificador normal e o diodo zener porém vem acompanhado de um símbolo em forma de “s” onde seria a linha reta do símbolo do diodo comum.

diodo schottky aplicações:

Eles são muitos utilizados em rádios, computadores e entre outros dispositivos que requerem uma frequência  de trabalho mais elevada. Esse diodo pode substituir diodos comuns em em amplificadores ou circuitos que precisem de uma respostar mais rápida para não gerar ruídos em sinais eletrônicos.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *