Pular para o conteúdo

Fechamento motor 6 pontas – 2 Tipos e Dicas.

Uma das dúvidas mais comuns seria o fechamento motor 6 pontas as suas pontas para ele funcionar na rede trifásica da sua região ou do seu cliente. Portanto neste post iremos explicar e demonstrar como realizar essas ligações e o tipo mais comum de motores trifásicos que são o de 6 pontas que são os mais amplamente utilizados.

Primeiramente, o que é um motor elétrico trifásico?

Um motor elétrico trifásico ou motor de indução trifásico é um equipamento incrível que converte energia elétrica em energia mecânica. Ele funciona de maneira eficiente e é alimentado por um sistema de três fases de corrente elétrica alternada. É como o coração de muitas máquinas que vemos por aí, desde pequenos eletrodomésticos até grandes equipamentos industriais.

O legal é que esses motores são confiáveis e podem trabalhar em diferentes situações sem problemas. Eles são meio como os super-heróis silenciosos do mundo da engenharia – estão sempre lá, fazendo o seu trabalho sem chamar muita atenção. Claro, é importante cuidar deles, garantindo que recebam a energia certa e fazendo uma manutenção de vez em quando para que continuem funcionando por muito tempo.

Alguns modelos de motores trifásico os fios podem vir ligados em uma plaquinha com 6 parafusos e 3 barramentos conforme a imagem anterior para facilitar a ligação e agilizar o processo de ligação.

Quais partidas de motor trifásico são mais utilizadas?

Estas são as mais amplamente utilizadas na indústria e em residências dimensionadas de acordo com a necessidade de aplicação do motor.

  • Partida Triângulo
  • Partida Estrela
  • Partida Estrela/Triângulo
  • Partida Estrela/Triângulo com Reversão
  • Partida com Inversor de Frequência
  • Partida com Soft Starter
  • Partida Compensadora
  • Partida Direta

As duas primeiras são também conhecidas como partida direta onde o motor recebe a energia diretamente e da  partida saindo da inércia, porém esse tipo de partida dependendo da potência do motor não são recomendadas porque podem danificar a rede.

Motores Trifásicos 220/380 6 pontas e 380/660 6 pontas são quase 98% dos motores mais comuns, neles temos duas opções de fechamento na menor tensão chamada de triângulo e na maior tensão que é chamada de estrela. O motor trifásico 6 pontas que são os mais comuns irão utilizar o mesmo padrão de ligação sempre que ele for 6 pontas como será mostrado mais a frente.

Quais peças e equipamentos usar para partida em motor trifásico?

Primeiro devemos preparar o comando que irá realizar a partida do motor antes de fazer o fechamento das pontas do motor. Neste comando devemos incluir peças de acionamento e proteção para garantir e prevenir futuros problemas ou falhas na rede elétrica.

Algumas dessas peças são: 

  • Botoeiras com blocos de contatos aberto(NO) e fechado (NF)
  • Contator
  • Relé Térmico ou Sobrecarga
  • Disjuntor para alimentação do comando
  • Disjuntor Motor para alimentação do Motor
  • Relé Falta de Fase em caso de ausência de umas das fases da rede

Esses são os componentes mais simples para a partida de um motor, porém irão fornecer todas as proteções e funcionamentos necessários para realizar seu acionamento com total segurança. Lembrando é recomendado colocar esses componentes em um painel. 

Fechamento motor 6 pontas 220/380

Agora iremos ver as ligações das pontas de um motor trifásico com tensão de trabalho menor 220v e maior 380v.

Fechamento em Triângulo – 220v

No motor terá 6 fios, na maioria das vezes ele estará identificado com números ou letras conforme a seguir:

1 – U1, 2 – V1, 3 – W1, 4 – U2, 5 – V2, 6 – W2

Primeiro você deve juntar os fios 1 e 6 junto com a fase R ou L1 , em seguida pegar os fios 2 e 4 e juntar com a fase S ou L2 e por último juntar os fios 3 e 5 com a fase T ou L3. Esse fechamento irá formar um desenho em forma de triângulo daí o seu nome ele ficará conforme a imagem a seguir:

Fechamentos em Estrela – 380v

Ao contrário da ligação em triângulos você irá ligar o fio 1 na fase R ou L1, em seguida o fio 2 na fase S ou L2, depois o fio 3 na fase T ou L3 e por último juntar os fios 4 , 5 e 6  entre si  formando um curto-circuito que irá formar um ponto neutro. 

Fechamento motor 6 pontas 380/660

Assim como a ligação anterior este tipo de motor também tem 6 pontas porém a suas tensões de operação são diferente mas os fechamentos permanecem igual conforme a seguir: 

Fechamento em Triângulo – 380v

Primeiro você deve juntar os fios 1 e 6 junto com fase R ou L1 , em seguida pegar os fios 2 e 4 e juntar com a fase S ou L2 e por último juntar os fios 3 e 5 com a fase T ou L3. Esse fechamento irá formar um desenho em forma de triângulo daí o seu nome ele ficará conforme a imagem a seguir:

Fechamentos em Estrela – 660v

Ao contrário da ligação em triângulos você irá ligar o fio 1 na fase R ou L1, em seguida o fio 2 na fase S ou L2, depois o fio 3 na fase T ou L3 e por último juntar os fios 4 , 5 e 6  entre si  formando um curto-circuito que irá formar um ponto neutro. 

Estas são os Fechamento motor 6 pontas mais comuns utilizados, espero que este artigo tenha ajudado a aprender e assim conseguir colocar em prática.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *