Pular para o conteúdo

Como instalar ventilador de teto?- 2 tipos e passos.

Este é um passo a passo de como instalar ventilador de teto, mas lembre-se: segurança em primeiro lugar sempre, então trabalhe com circuitos desenergizados desligue o seu disjuntor do local a ser instalado o ventilador.

Faremos a instalação do Ventilador no circuito de iluminação, circuito para quem não está acostumado são os cabos de alimentação destinados a fornecer energia a determinadas cargas o neutro está representado pelo cabo na cor azul e a fase na cor preta, essas cores podem variar de acordo com a instalação e tensão de cada residência. 

Sendo assim muitos podem alegar que o correto é instalar o ventilador no circuito de tomadas pois eles podem sobrecarregar o circuito de iluminação, quanto a isso podem ficar tranquilos pois esses ventiladores têm potência muito baixa de aproximadamente 130 w na potência máxima isso é pouco mais do que uma lâmpada incandescente normalmente.

Como instalar ventilador de teto?

Primeiramente a dois tipos básico de instalação mais antes de vermos recomendo que fixe o suporte do ventilador na laje com bucha e parafuso, nunca fixe o ventilador no suporte de plástico da caixinha no teto ele não vai aguentar o ventilador pesa aproximadamente 3 kg, além disso ele vibra e com o tempo ele irá ficar balançando e fazendo barulho.

Depois dessa dica vamos ver a seguir as duas principais formas de instalar ventilador de teto.

1 – Como instalar ventilador de teto com lâmpada:

Esse tipo de ventilador costuma vir  junto na embalagem com a chave de parede que  contém o interruptor da lâmpada, o interruptor de sentido de giro,  interruptor de controle de velocidade todos juntos e com o capacitor ligado direto de forma correta direto nessa chave, sendo assim não é preciso mexer ou instalar o capacitor.

Nas imagens o fio da fase será representado pela cor preta e o neutro pela  cor azul, no ventilador vem cinco cabos dois para alimentação da lâmpada que é esse amarelo e azul e três para o motor um azul e dois brancos. Em relação às cores, cada ventilador costuma vir com cores dependendo da fabricante, mas acompanha também um papel identificando cada fio, então não se preocupe com as cores utilizadas nesse artigo.

Porque três fios no motor? – o azul é ligado direto no neutro e os outros dois são um que vai ser o sentido de rotação de ventilação e o outro para o outro sentido que é o sentido contrário que é o de exaustão do ventilador os dois cabos azuis tanto da iluminação quanto do ventilador já podem ser ligados no neutro.

O interruptor vem junto com o ventilador e o interruptor de cima é para acionamento da lâmpada e é na maioria das vezes um interruptor paralelo popularmente conhecido como triway os cabos podem ser branco preto e amarelo podem ser dois azuis e um preto ou  vermelho,preto e amarelo enfim as cores não importam o que importa é que o interruptor da lâmpada tem três cabos e o cabo do Meio seja ele de qual cor for deve ser ligado na fase junto como o fio do meio representado pela cor vermelha do interruptor do meio que é o de sentido de giro.

Ele alimenta tanto a lâmpada quanto o ventilador como havia apenas um interruptor simples para acionamento de uma lâmpada então não precisamos de um dos cabos e podemos isolar o vermelho e o amarelo vamos ligar no preto da lâmpada. O interruptor do meio é para acionamento do ventilador e os dois cabos brancos são um para ventilação e o outro para exaustor. 

O terceiro interruptor de baixo serve para controlar a velocidade por Meio do capacitor que é essa peça cilíndrica que já vem ligada no circuito do ventilador na verdade esse componente são dois capacitores com capacitâncias diferentes um maior e outro menor o maior representa maior velocidade o menor menor velocidade mas a principal função do capacitor é de adiantar a corrente elétrica em relação à tensão presente no motor.

Isso faz com que o motor saia da inércia e permaneça girando, ou seja, sem o capacitor o ventilador não irá funcionar.

Agora é só ligar os dois cabos brancos do interruptor do meio com os cabos do ventilador, antes de parafusar o acabamento na caixinha faça um teste para ver se o acionamento com diz com o que está escrito e acione a ventilação, se  o ventilador está jogando ar para cima ou seja exaustão para resolver isso basta inverter os cabos pronto funcionando normalmente. 

Recomendo que evitem emendas fio a fio e usem conector de torção ou conector wago como eu já disse várias vezes é bem barato, ocupa pouquíssimo espaço e deixa um acabamento bem profissional. 

Finalizamos lembrem-se sempre que as cores não importam, o que importa para nós é a posição dos cabos, se você colocar isso na sua cabeça você vai sempre conseguir fazer a instalação de um ventilador com lâmpada.

2 – Como instalar ventilador de teto com interruptor e dimmer.

Essa e a maneira de como instalar ventilador de teto mais simples, você irá precisar de um interruptor para ventilador e um dimmer para regular a velocidade do ventilador, essas peças são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção com essas duas peças juntas. Além dessas peças também iremos precisar de um capacitor que costuma já vir com o ventilador.

O interruptor ele vem com três contatos na parte de trás sendo o contato do meio o comum representado na imagem pelo fio vermelho, os outros dois contatos iram fazer a alternância entre ventilador e exaustor representados pelos fios brancos. O dimmer possui apenas dois fios a serem ligados, um na fase e o outro no comum do interruptor.

Já o ventilador possui três fios, um sendo o neutro representado pela cor azul e os outros dois na cor branca que responsáveis pelo sentido de giro serão ligados aos dois contatos do interruptor, o capacitor possui dois fios que  devem ser ligados um em cada fio branco que sai do do ventilador e  vai para o interruptor  conforme as imagem. 

Caso o capacitor não for instalado o ventilador não irá funcionar corretamente podendo até danificar o equipamento. Com isso terminamos a instalação caso queira aprender como instalar ventilador de parede. temos um artigo falando sobre.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *