Pular para o conteúdo

Partida estrela triângulo com reversão! Diagrama e suas aplicações.

A partida estrela triângulo com reversão é uma variação da partida estrela-triângulo comum mas com a capacidade de inverter o sentido de giro. As características dessa são exatamente as mesmas que a partida comum que é reduzir o impacto da corrente de partida dos motores elétricos trifásicos.

Assim como a partida estrela-triângulo comum iremos precisar utilizar um motor com 6 fios de ligação em sua caixa para podermos utilizar dois níveis de tensão como por exemplo um motor trifásico para 220/380V, mas também temos motores de 380/660V que serão utilizados em uma região onde a rede trifásica é de 380V.

Esta partida é muito utilizada para motores elétricos trifásicos com o intuito de diminuir a corrente de partida que dependendo da idade do motor pode chegar a 8 vezes a corrente nominal, sendo assim um método  suavizar o impacto dela na rede da empresa ou casa e dependendo de quantos cavalos for o motor ele pode gerar danos na rede de fornecimento.

Um diferencial dessa partida é que você pode escolher o sentido de giro do motor possibilitando o uso em máquinas ou estruturas que precisam se movimentar em direção diferentes dependendo da situação a qual foi submetida.

Materiais necessários para a partida estrela triângulo com reversão:

  • 4 Contatores de força
  • 1 Disjuntor motor
  • 1 Disjuntor bipolar
  • 1 Botão de emergência com um contato NF 
  • 1 Botão pulsador com um contato NF
  • 2 Botão pulsador com dois contatos um NA e outro NF
  • 1 Relé temporizador on delay
  • 6 Contato auxiliar NA do contator
  • 6 Contato auxiliar NF do contator
  • 2 Leds um na cor verde e outro na cor amarela
  • 1 Motor elétrico trifásico com 6 fios

Montagem do diagrama da partida estrela triângulo com reversão

A partida estrela triângulo com reversão assim como qualquer outro tipo de partida ela é dividida em dois circuitos que juntos compõem o diagrama que são o circuito de potência e circuito de comando que trabalham em conjunto para o funcionamento completo do painel.

Circuito de Potência da partida estrela triângulo com reversão:

Para começar a montagem vamos precisar das três fases nomeadas L1, L2 e L3 de alimentação que vamos ligar no disjuntor motor DJM1 que será responsável  por proteger o circuito de força contra curto circuito e sobrecarga em caso de algum problema que venha a acontecer, em seguida vamos alimentar o contator C1 e C2 ligando os fios na mesma posição em ambos.

Após fazer esse processo as saídas do contator C1 vamos ligar nos fios 1, 2 e 3 do motor e seguida vamos vamos ligar a saída do contator C2 na entrada do contator C3 e também fazer a ligação desses fios do borne de saída 6 no fio 1, do borne 4 no fio 2 e do borne 2 no fio 3 do motor, a inversão desses fios que será responsável  por fazer o motor girar ao contrário.

As saídas do contator C3 vamos ligar nos fios 6, 4, 5 do motor essa ligação deve respeitar a ligação em triângulo do motor sendo assim a mesma fase que foi ligada no fio 1 deve ser ligada no fio 6 e a mesma coisa para 2 e 4 e também para 3 e 5. Este contator será o responsável por fazer a ligação em triângulo do motor.

Para finalizar o diagrama vamos ligar os bornes de entrada do contator C4 um no outro para fazer a ligação em estrela do motor, a saída do contator C4 vamos ligar nos fios 6, 4 e 5  não importando qual fio for ligado pois ele só irá fazer o curto da bobinas que faz parte da ligação em estrela do motor.

Circuito de Comando da partida estrela triângulo com reversão:

Para dar início a montagem vamos ligar duas fases, por exemplo a fase L1 e L2 nos bornes de entrada do disjuntor bipolar DJ1 que será o responsável  por proteger o circuito de comando contra curto circuito e sobrecarga em caso de algum mal funcionamento de algum componente ou da rede de alimentação.

Agora iremos ligar um dos bornes de saída do disjuntor no contato NF do botão de emergência BE1 que tem a função de interromper a energia permanentemente e carro de alguma situação de emergência na máquina em que o motor está acoplado.

Em seguida, vamos ligar a saída do contato do BE1 no contato NF de BD1 e em seguida a saída do BD1 no contato NA do botão BL1 e BL2 e também vamos ligar em dois contatos auxiliares NA de C1 e C2 que serão responsáveis por fazer o contato de selo para manter o circuito energizado após soltar os botões.

A saída dos contatos NA dos botões BL1 e BL2 vamos ligar juntos no contato auxiliar NF do contator C3, em seguida vamos ligar a saída desse contato em um contato auxiliar NA do contator C4 e também no borne 55 do contato NF do relé temporizador. Esse conto de C3 irá impedir que os botões deixem passar a energia evitando problema de acionamento de todos os contatores ao  mesmo tempo.

Esse contato de C4 servirá para cortar a alimentação após o relé temporizador for desligado pois o contato NF do relé irá fechar novamente mas ficará sem energia impedindo a ligação do contator C4. Esses dois contatos funcionam como proteção de acionamento do circuito.

Agora vamos fazer a ligação da saída do contato NF do relé de número 56 no A1 da bobina do contator  C4, em seguida vamos ligar a saídas dos contatos NA de C1 e C2 no contato anterior NA de C4 e outro contato NA de C1 em paralelo com o contato NF do botão BL2 e o outro contato auxiliar NF de C2 em paralelo com o botão BL1 essas ligações vão fazer a alternância da inversão de giro do motor, também vamos ligar em outro contato auxiliar NF de C3 e em outros dois contatos auxiliar NF de C4 e em outro contato  auxiliar NA de C4.

A saída do segundo contato auxiliar NF de C3 vamos ligar no A1 da bobina do relé temporizador e em seguida vamos ligar a saídas do contato auxiliar NA de C1 e a saída do contato NF de BL2 em um contato auxiliar NF de C2, faremos o mesmo processo com a saída do outro contato auxiliar NA de C2 e a saída do contato NF do botão BL1 juntos em um contato auxiliar NF de C1.

Vamos agora ligar a saída do contato auxiliar NF de C2 no A1 da bobina do contator C1 e em seguida vamos ligar a saída do contato auxiliar NF de C1 no A1 do contator C2, esses contatos serão os responsáveis por fazer o intertravamento entre C1 e C2 que não podem ser acionados juntos em hipótese alguma para impedir o risco de curto.

Em seguida, vamos ligar a saída de um dos contatos auxiliares NF de C4 no A1 do contator C3 e a saída do outro contato no X1 do LED1 que será o responsável por indicar o momento em triângulo ou também de conclusão da partida. Agora vamos ligar a saída do contato auxiliar NA de C4  no X1 do LED2 que indicará o momento de ligação em estrela da partida.

Para finalizar a partida estrela triangulo com reversão vamos ligar a segunda fase de saída do disjuntor DJ1 nos A2 das bobinas do contatores e na bobina do relé temporizador e também vamos ligar nos X2 dos LEDs para assim finalizamos a montagem do circuito de comando da partida estrela triângulo com reversão.

Funcionamento da partida estrela triângulo com reversão  

A partida estrela triângulo com reversão basicamente partira o motor na sua ligação em estrela por exemplo em um motor trifásico 220/380v  esse motor estara ligado para a tensão 380V mas vai estar sendo alimentado com 220V isso fará com que a corrente de partida seja diminuída  fazendo assim com que não gere muitos danos a rede de alimentação.

O relé temporizador contará 10 segundos e fará a troca dos contatores fazendo a mudança da ligação para triângulo fazendo assim o motor ficar em pleno funcionamento para realizar o trabalho ao qual foi empregado. Como dito anteriormente, com essa partida temos dois botões ao quais podemos partir o motor em sentidos de giro opostos com os devidos meios de proteção. 

Temos no painel além do botão de desligar e de emergência mais outros dois botões que irão escolher o sentido de giro do motor e também temos para impedir que em caso de os dois botões forem apertados ao mesmo tempo ou serem apertados novamente após o motor ter partido as devidas meios de proteção como o intertravamento de contatores que impede o acionamento deles ao mesmo tempo.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *