Pular para o conteúdo

Contato de selo! como funciona e aplicação.

Um assunto que muitos eletricistas gostam em comandos elétricos é saber como fazer um contato de selo em um circuito de comando, iremos mostrar como é a ligação sem o contato de selo e depois como montar essa ligação com o contato de selo para vocês poderem ver a diferença que tem de um contato sem selo. 

Esse tipo de ligação é muito utilizado em contatores, se você não entende muito sobre contator e tem alguma dúvida, recomendo ler o nosso artigo “O que é um contator”, lá tem uma explicação mais completa sobre contator explicando internamente como ela funciona. Na prática o contato de selo serve para manter um contator ligado independente de como ele foi acionado.

Aplicação e utilização do contato de selo

O contato de selo e um recurso elétrico muito utilizado em contatores de painéis elétricos onde se tem a partida de motores elétricos que precisam permanecer ligado sem o operador ficar como por exemplo pressionando um botão ou ligar uma seletora, sendo assim o botão é acionado apenas uma vez e o contato de selo faz a alimentação da bobina do contator mantendo ele energizado.

Esse recurso não se limita somente a contatores ele também pode ser utilizado em bornes relé alimentados por energia alternada ou contínua para manter o relé ligado, assim por exemplo mantendo uma válvula elétrica ligada até o interrompimento da alimentação fazendo com que o contato de selo se desfaça.

Então o contato de selo é uma técnica muito utilizada para aplicações diversas além dos contatores fazendo com que não se precise usar as chaves seletoras que vão permanecer ligadas mesmo após uma falta de energia, sendo assim dependendo do circuito ou qual sua aplicação ao retornar à energia pode gerar algum acidente. Já o contato de selo ele se desfaz não deixando o equipamento ligar sozinho.

Diagrama da ligação do contato de selo

O diagrama do contato de selo é muito simples de feito, a seguir aparecerá duas imagens com o mesmo circuito só que um com o contato de selo e outro sem, reparem que a montagem será idêntica mas só com uma pequena alteração.

A alimentação do circuito de comando passa pelo disjuntor de proteção é uma das fases irá para o A2 da bobina do contator e a outra fase passa pelo botão S1 com um contato fechado (NF) e depois sendo interrompida por esse botão S2 com um contato normalmente aberto (NA) então só vai passar energia quando o botão for pressionado e a saída desse contato vai para o outro lado da bobina que é o A1.

Teste do primeiro diagrama:

Ao ligar o disjuntor para alimentar o circuito de comando é em seguida  apertar o botão S2 vamos ver que a contatora irá acionar e  o botão continua pressionado, quando soltar o botão S2 a contatora também desaciona sem apertar o botão S1 porque eu não tenho o contato de selo.

Um comando sem o selo vai fazer exatamente isso, a contatora só vai acionar enquanto eu tiver algum botão acionado pois não há nenhuma ligação que faça a energia permanecer alimentando a bobina do contator.

Diagrama com o contato de selo:

O próximo diagrama será feito utilizando o contato de selo para você ver a diferença do contato sem o selo. Iremos utilizar o mesmo diagrama anterior para esse mas adicionando a ligação do contato de selo e o anterior é sem o contato do selo do contator, para vocês poderem ver que os cabo continuam da mesma forma a única coisa que a gente acrescentou foi um contato auxiliar NA do próprio contator K1 em paralelo com o botão S2. 

A diferença é que no diagrama anterior para esse e o contato de selo que nada mais é do que essa ligação que a gente fez de colocar o botão em paralelo com o contato auxiliar da contatora que nada mais é do que fazer a entrada do botão ligado ao 13 do contato auxiliar  e a saída do botão ligado ao 14.

Com essa ligação pronta iremos ligar o disjuntor e alimentar o circuito de comando e quando apertar o botão S2 novamente, vocês irão perceber que com o botão pressionado a contatora ligou e quando eu soltar o botão S2 vamos ver que algo vai acontecer que é exatamente a contatora se mantendo energizada.

A função do contato de selo é selar a alimentação da bobina mantendo ela energizada e em funcionamento, você pode estar se perguntando porque ele já não ligou direto já que o fio está passando do botão aqui pelo contato auxiliar. 

Porque em estado inicial ou repouso enquanto não está ligado o contator e nem o botão ambos os contatos tanto do botão quanto o contato auxiliar da contatora que é 13 e 14 são normalmente abertos (NA), por isso que a contatora não liga já de início porque primeiro um desses dois tem que fechar o contato para passar corrente e chegar na bobina.

Em estado inicial nenhum dos dois estão fechados então não liga contatora a partir do momento que eu ligo o botão aí eu permita a corrente passar e chegar na bobina acionando a contatora e o contato auxiliar da contadora também fecha e em uma fração de instante os dois contatos estão fechados ao mesmo tempo e aí quando soltar o botão apenas um contato fica sendo o caminho da corrente.

Então em resumo como o botão está aberto não permite a passagem de energia por ele, mas se estivesse pressionado poderia passar mas ele fica aberto não permitindo a energia passar fazendo com que a corrente passe pelo contato auxiliar e indo para bobina, essa é a função do contato de selo.

Após ligarmos o contator e o selo manter ele ligado, precisamos desligar a contatora, se eu apertar de novo o botão S2 eu não consigo desligar porque por mais que seja apertado o botão o mais mandar energia mais o contato de selo permanece fechado.

Para desligar essa contatora precisamos interromper a corrente antes do contato de selo temos o botão S1 que foi ligado entre o fio do disjuntor  e o botão S1 e possui o contato normalmente fechado (NF) conforme o diagrama, esse contato que faz a alimentação do botão S2 e do contato auxiliar ao ser pressionado irá abrir o contato interrompendo a energia fazendo com que o contator desligue e desfazendo o contato de selo.

Teste do segundo diagrama:

Para realizar o teste vamos ligar o disjuntor alimentando o circuito de comando e com isso ao apertar e soltar o botão a contatora não vai desligar por causa do contato de selo, pois a corrente agora tem um outro caminho para alimentar a bobina. O próprio contator se alimenta e agora para desligarmos esse contator a gente precisa interromper a corrente antes do contato de selo e do botão S2. 

Para fazer o desligamento iremos pressionar o botão S1 que possui o contato (NF), qualquer botão com contato normalmente fechado no estado de repouso ele permite a passagem da corrente e quando o botão for pressionado o contato vai abrir interrompendo a corrente que circula pelo cabo que alimenta o botão S2 e contato auxiliar fazendo a contatora desarmar quando o botão S1 foi pressionado, e para ligar o contator novamente precisa apenas apertar o botão S2 novamente.

O papel do contato de selo é fazer com que um botão de pulso ligue a contatora e o outro botão de  pulso desligue a contadora. Ele basicamente faz com que o próprio contator alimente a sua bobina mantendo ele energizado até a corrente ser interrompida. Como já dito antes, essa é uma técnica muito utilizada que é muito importante da automação elétrica.

Sobre Autor:

Pedro Paradella Ferreira da Cruz formado em Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unicesumar do estado do Paraná e Técnico em Eletromecânica pelo IFES e Trabalha desde 2018 como Técnico em Eletroeletrônica.

É um eletricista altamente qualificado, dedicado e formado na área, trazendo consigo uma sólida formação acadêmica e experiência prática na montagem de painéis para automação de máquinas e recursos industriais.

Aviso legal

Electronic Lab não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos relacionados ou não ao conteúdo aqui mostrado. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado, e siga sempre as normas de segurança e equipamentos de proteção adequados para qualquer atividade relacionada à eletricidade.

Veja mais Conteúdos Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *